Sisão

O sisão pertence à ordem dos gruiformes, e é um parente próximo da abetarda. 
Aparece maioritariamente interligado a zonas de culturas cerealíferas e de pousio (agricultura tradicional).
As suas comunidades distribuem-se desde o norte de África (Marrocos), Europa  até à Ásia central.   
Em contraste com as populações centro/norte Europeias que tem vindo a regredir, as populações em Portugal e Espanha (15.000 e 200.000, respetivamente), encontram-se  relativamente estáveis.
A maior densidade nacional concentra-se nas planícies alentejanas (Alto e baixo Alentejo), devido a factores relacionados com a prática de uma agricultura tradicional e com a abolição dos pesticidas, garante-se  alimento e refugio ao Sisão e a uma multiplicidade de espécies que estão estritamente ligadas à pratica de uma agricultura tradicional, distanciada de mecanismos modernos europeus.
Paralelamente às culturas cerealíferas está sempre um período de repouso da terra (pousio), que possibilita a recuperação natural dos minerais que vão tornar o solo mais fértil e melhorar o aproveitamento dos mesmos. Havendo assim um ponderação entre a exploração humana e a preservação ambiental.
No entanto a substituição das culturas tradicionais por culturas intensivas e replectas de pesticidas, são um factor negativo que pode por em risco a típica fauna da planície infinitamente doirada.