Peste Negra

No século XIV houve uma grande quebra demográfica devido a factores como a fome, Peste Negra, conflitos armados, falta de higiene e o próprio clima em termos europeus voltou a piorar, tornou-se menos aprazível para a produção agrícola.
A produção de alimentos estagnou, os salários diminuíram e os preços dos alimentos inflacionaram , as pessoas não tinham capacidade para comprar os bens essenciais à sua sobrevivência ( subnutrição), logo vão ficar mais susceptiveis às doenças (dai o grande alastrar da peste).
A Peste Negra tem origem em Cafta (cidade na actual Turquia) é expandida ao longo das rotas comercias ( rotas comercias terrestres e maritima ).
Os flagelantes, homens que percurriam povoação a povoação a chicotearem-se de forma a serem perdoados dos seus pecados, são, provavelmente o grande  motor de propagação da peste.
A Peste Negra teve impactos extremamentenefastos na sociedade e economia europeia.
As ordens medicantes, ordens que vivem de esmolas e prestavam assistência médica aos mais necessitados, com o difundir da Pestre  Negra, ganham importância, apesar das arcaicas técnicas utilizadas.